Caras e Caros Avenses,
Quero em primeiro lugar, agradecer a confiança depositada em mim e em toda a nossa equipa.
No final de 2021, é tempo de fazer um balanço. Balanço de quatro anos de trabalho dedicados e com sentido de responsabilidade. 2020 e 2021, como sabem, por força de um vírus que nos assolou a todos, foram dois anos muito difíceis e consequentemente deixando problemas sociais e económicos emergentes.
O Covid-19 deixou-nos muitas vezes com um sentimento de impotência para resolver e ajudar quem nos procurava com problemas sociais de despedimento, dificuldades e angústia quanto ao futuro dos seus filhos. Infelizmente, não pudemos resolver na totalidade, o problema do desemprego e das privações familiares.
Mas, por outro lado, é com orgulho que hoje, assumo perante vocês, um profundo agradecimento ao Grupo de Voluntários, que rapidamente e em momentos de grande aflição, nos acompanhou, arregaçou as mangas, e dentro de todas as nossas possibilidades, conseguimos, através desta união de forças, colmatar muitas das necessidades pontuais, como a entrega de bens essenciais em casa (alimentos e medicação).
Temos, é certo, tido todos os dias uma palavra de conforto, um carinho e alento para com todos. E se não conseguimos resolver, porque também para nós o dinheiro escasseia, encaminhamos os problemas para quem pode dar resposta. E muitos, creiam, têm sido resolvidos. Pois é nossa obrigação fazer das dificuldades oportunidades, e com sacrifício, trabalho e gestão rigorosa, presentear a nossa freguesia com mais e melhor.
Para este mandato, que agora inicia 2021-2025, pretendemos que seja um mandato mais desafiante. Marcado por obras, alargamentos, saneamento, iluminação pública, limpezas dos espaços públicos, animação e dinamização cultural, interagindo com as associações, sendo cada vez mais rigorosos na gestão do dinheiro público.
Não fizemos tudo, é certo. Executamos obras determinantes. Honrámos compromissos e fizemos já muito do que prometemos. Fizemo-lo em nome da credibilização da Junta de Freguesia e do bem-estar de todos, principal preocupação deste Executivo.
Não faremos “loucuras”, mas centraremos a nossa atenção em tudo aquilo que for prioritário para o cidadão. É esta responsabilidade que devemos exigir de todos e que nós saberemos, mais uma vez honrar.
A visão deste Executivo vai no sentido de Vila das Aves ser reconhecida como um território dinâmico, atrativo, bairrista e competitivo, onde cada Avense tenha orgulho de aqui viver e onde cada cidadão que por aqui passe, tenha vontade de voltar.
Contamos consigo e estamos sempre ao seu dispor,
Aceite um abraço fraterno,
O PRESIDENTE DA JUNTA
Joaquim Ribeiro Faria