Aviso: Situação de Alerta

Declaração da Situação de Alerta

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta quarta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 2 e 6 de agosto, para a globalidade do território continental.

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementas as seguintes medidas de caráter excecional:

  • Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, considerando-se para o efeito autorizada a interrupção da licença de férias e/ou suspensão de folgas e períodos de descanso;
  • Aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social;
  • Mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais;
  • Mobilização em permanência dos Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios;
  • Aumento do nível de prontidão das equipas de resposta das entidades com especial dever de cooperação nas áreas das comunicações (operadoras de redes fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição);
  • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a Situação de Alerta;
  • Dispensa do serviço público dos trabalhadores da Administração Pública que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário;
  • Dispensa dos trabalhadores do setor privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, nos distritos para os quais tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela ANPC;
  • Recurso aos meios disponíveis previstos no Plano Nacional e nos Planos Distritais de Emergência de Proteção Civil.

O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado.

baner

 

 

 

 

Como se proteger

Conselhos úteis

Plano Regional de Contingência Saúde – Verão2018

AVISO – Regularização de Vínculos Precários

REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DOS VÍNCULOS PRECÁRIOS

Para os devidos efeitos, dá-se publico conhecimento, dos procedimentos concursais de caráter urgente para a constituição de relação jurídica de emprego público, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, no âmbito do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários (Lei nº 112/2017, de 29 de dezembro).

Consultar documento

Parabéns Diogo Costa!

Parabéns Portugal!

Parabéns ao avense Diogo Costa!

A Junta de Freguesia de Vila das Aves parabeniza a Selecção Nacional de Futebol Sub 19 e particularmente o nosso conterrâneo Diogo Costa, pela sua participação na inédita conquista!

O Diogo, junta agora a conquista do Euro Sub19, ao Euro Sub17 que ajudou a conquistar há dois anos.

Deixamos ainda votos que o provérbio luso “Não há duas, sem três!” se concretize num futuro próximo!

 

 

Aviso – Dia da Defesa Nacional

DIA da DEFESA NACIONAL para CIDADÃOS PORTUGUESES RESIDENTES no ESTRANGEIRO

Data: 2 AGOSTO 2018

O Dia da Defesa Nacional (DDN) realiza-se desde 2004 com o objetivo de proporcionar aos jovens um melhor conhecimento sobre o significado da Defesa Nacional e o trabalho desenvolvido pelos profissionais das Forças Armadas Portuguesas.
No dia 02 de agosto de 2018, aproveitando o período de férias em Portugal de muitos emigrantes, irá realizar-se um Dia da Defesa Nacional especialmente dedicado aos jovens emigrantes portugueses.

Locais:

– Vila Real
Regimento de Infantaria Nº 13 – Praça 25 de Abril
5000-424 Vila Real

– Vila Nova de Gaia
Unidade de Apoio do Comando do Pessoal – Rua Rodrigues de Freitas
4430-211 Vila Nova de Gaia

– Sintra
Base Aérea Nº 1 – Granja do Marquês
2715-021 Pêro Pinheiro

Mais informações: www.facebook.com/DiadaDefesaNacional

Novo marco Histórico do CD Aves

Parabéns C.D. Aves!

A Junta de Freguesia de Vila das Aves felicita o Clube Desportivo das Aves, que hoje atingiu mais um feito histórico, ao garantir a permanência na 1ª Liga, feito inédito no seu rico e longo historial.
Na mesma época em que conquistou a presença no mítico Jamor, o CD Aves continua a dar alegrias a todos os Avenses e aos seus adeptos.
Uma época, memorável, para já. Com a conquista da Taça, como todos ambicionamos, será inesquecível.

#AlmaDePrimeira #ÀConquistaDoJamor #CDA #ViladasAves

Ações de Formação Gratuitas

A JFVA informa a População que vai promover a realização de Ações de Formação gratuitas, nas suas instalações.
As ações terão como destinatários, a população ativa e empregada, com mais de 18 anos e decorrerão em horário pós-laboral.
Pode consultar as áreas a leccionar no panfleto anexo.

Mais informações na Secretaria da JFVA, pelo telefone 252941313 ou via web@jf-viladasaves.pt

Dom Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga visita Vila das Aves

O Bispo Auxiliar de Braga, Dom Nuno Almeida, inicia hoje a sua visita Pastoral à Paróquia de Vila das Aves, que se estenderá até Domingo, dia 21 de janeiro.

A Junta de Freguesia será também um dos locais a visitar pelo Arcebispo (dia 19, 10h00) e também a Universidade Sénior de Vila das Aves contará com a Sua presença (dia 19, 17h00), na Escola de Cense.

C.D. Aves faz História!

A Junta de Freguesia de Vila das Aves, felicita o C.D. das Aves que pela primeira vez no seu historial, vai disputar a meia-final da Taça de Portugal.
Exibindo-se sempre a um bom nível, foi capaz de superar adversidades, nunca se rendendo e acreditando, estoicamente, até ao último segundo de um jogo que viria a ser épico.
Com #AlmaDePrimeira e contagiados pelo apoio dos mais de 600 adeptos avenses que se deslocaram a Vila do Conde para apoiar a equipa, foi possível superar um adversário de qualidade e um jogo que parecia irremediavelmente perdido aos 70′.
Fazemos votos que esta caminhada tenha como destino a desejada Final do Jamor e que a meia-final seja disputada com igual empenho, determinação e humildade que tão bem caracteriza os Avenses!

À #AlmaDePrimeira junta-se agora a #AlmaDeTaça!

Postais de Vila das Aves

A Junta de Freguesia de Vila das Aves colocou à venda um conjunto de postais ilustrados de Vila das Aves que podem ser adquiridos na secretaria de Junta de Freguesia.

2ª Corrida Aves em Movimento

A Junta de Freguesia de Vila das Aves anuncia a realização da 2ª Corrida Aves em Movimento, dia 16 de outubro de 2016. Inscrições em www.lap2go.com ou na Junta de Freguesia. Contamos consigo!