AVISO – Condicionamento de trânsito – 14 Out 2018

Alerta-se a população que em virtude da realização da 3.ª Corrida “AVES EM MOVIMENTO”, onde estarão presentes Atletas (2500), Voluntários (150), Forças de Segurança e Forças de Socorro, implica a tomada de cuidados extraordinários onde se inclui o CORTE DE TRÂNSITO das 9h às 12h de dia 14 de Outubro (Domingo).

Estarão cortadas ao trânsito as seguintes artérias:
– Rua António Martins Ribeiro;
– Rua da Visitação;
– Rua Alameda Arnaldo Gama;
– Rua João Bento Padilha;
– Bombeiro Voluntário;
– Av. 4 de Abril de 1955;
– Rua Silva Araújo;
– Av. Conde Vizela;
– Av. De Poldrães;
– Rua da Ponte Nova
– Av. da Indústria Têxtil;
– Rua da Ponte Nova;
– Av. Comendador Silva Araújo;
– Rua José Narciso Machado Guimarães;
– Rua da Agra;
– Rua de Ringe;
– Rua do Campo Grande;
– Rua de Santo André;
– Rua de Quintão;
– Largo Conde São Bento;
– Rua de São Miguel;
– Largo da Tojela;
– Largo Francisco Machado Guimarães;
– Rua Dona Eva Machado Guimarães;
– Rua Santo Honorato.

Principais preocupações:
– Acesso à Igreja Matriz deverá realizado a PÉ ou, em ÚLTIMO RECURSO, vindo do lado do Alto da Bandeira; do lado do Amieiro Galelo ou da zona de Barca;
– Colocar as viaturas FORA DO PERCURSO para que possam realizar qualquer deslocação sem problemas.

EXEMPLOS de zonas com livre acesso:
– Barca; Alto da Bandeira (excepto Rua de Santo André e Rua de Quintão); Cense; Romão; Paradela; Sobrado; Carvalheiras; Lubazim;
– NÃO estacionar qualquer viatura no Largo da Tojela;
– O acesso ao Estádio do CD Aves (Partida/Meta) deve ser realizado pela Ponte da Pinguela (Bairro) ou pela zona da Barca (Riba de Ave);- A N105 estará cortada desde a zona do LIDL/Termolan até à nova Rotunda do Barreiro.

A todos, muito OBRIGADO pela compreensão!

A Vila das Aves agradece!

Santo Tirso Ativo (Desporto Sénior)

14Está previsto que na semana de 17 de Setembro, tenha início o Programa Santo Tirso Ativo (Desporto Sénior) da CMST.
As aulas decorrerão no edifício sede da Junta de Freguesia de Vila das Aves, às terças e sextas-feiras das 11H00 às 11H45. Participe!


#DesportoSénior #ViladasAves

Regresso às aulas em segurança

Com o novo ano letivo à porta e a pedido da Direção-Geral do Consumidor, a Junta promove a divulgação da brochura informativa “Regresso às aulas 2018” que visa alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas – 2018-2019

Innformações complementares, acerca dos direitos dos consumidores, dos consumos juvenis e outras matérias relacionadas, poderão também ser consultadas nos seguintes endereços web:

Portal da Direção-Geral do Consumidor
www.consumidor.gov.pt 

Facebook
https://www.facebook.com/dgconsumidor

Tarifa Social na electricidade e gás natural

A pedido das entidades envolvidas, informa-se a população acerca da Tarifa Social na electricidade e gás natural:

Desconto de 33,8% na fatura de luz e gás natural

1- Que tipo de desconto é? Quem tem direito?

tarifa social é um desconto aplicado pelo Estado, de forma a reduzir o esforço que as familias têm com o pagamento das faturas de eletricidade e gás natural.
A atribuição do desconto está relacionada com a situação económica de cada agregado familiar, ou seja, depende de rendimento que cada um aufere anualmente e também se o consumidor é beneficiário de prestações sociais provenientes da segurança social.
O desconto permite uma redução de 33,8%, diretamente na fatura da luz e do gás natural, sobre o consumo, potência elétrica e ainda no acesso às redes. O desconto é aplicado antes do IVA. Além disto, o consumidor deve ser o titular do contrato de luz ou gás e ter não ter uma potência contrada superior a 6,9 kwh.

2- Pretende saber se tem direito? Saiba como. 

O desconto terá ser atribuido de forma automática na fatura dos consumidores elegíveis. Esta atribuição é efetuada através de um cruzamento de dados dos consumidores entre a Segurança Social, Direção Geral de energia e a Autoridade Tributária com as fornecedores de energia.
Em caso de possuir os requisitos, a aplicação é obrigatória e automática. No entanto, a maioria das empresas de energia não está a realizar a ativação da tarifa social. Desta forma, deve ser o consumidor a entrar em contacto com o seu fornecedor e solicitar a ativação da tarifa social.
Apesar de preencherem os requisitos, a maioria dos consumidores desconhece tal informação e acabam por não estar a usufruir da tarifa social.
De momento este apoio destina-se à energia, no entanto está a ser analisada a possibilidade de se estender os apoios ao sector das telecomunicações.

Para informação mais detalhada sobre a tarifa social, consulte:

http://www.tarifasocial.dgeg.pt/

http://www.erse.pt/consumidor/tarifasocial/Paginas/TarifaSocial.aspx

https://lojaluz.com/tarifa-energia/tarifas-sociais-eletricidade-gas-natural

http://www.seg-social.pt/noticias/-/asset_publisher/9N8j/content/id/11986582 

http://selectra.pt

Presidente da C.M. Santo Tirso visita Vila das Aves

A Junta de Freguesia, vem pelo presente meio informar que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, estará de visita às obras de beneficiação da Rua do Centro Pastoral de Cense, dia 22 de Agosto 2018 pelas 11:45 horas.

 O sr. Presidente da Câmara  far-se-à acompanhar pelo Vice-Presidente, Dr.Alberto Costa, pelo Técnico da Câmara responsavel pela obra e pelo empreiteiro da obra, pelo Presidente e outros elementos da Junta de Freguesia.

A Junta de Freguesia convida a população em geral e os moradores locais em particular, para se associarem a esta visita à obra.

Aviso: Situação de Alerta

Declaração da Situação de Alerta

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta quarta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 2 e 6 de agosto, para a globalidade do território continental.

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementas as seguintes medidas de caráter excecional:

  • Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, considerando-se para o efeito autorizada a interrupção da licença de férias e/ou suspensão de folgas e períodos de descanso;
  • Aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social;
  • Mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais;
  • Mobilização em permanência dos Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios;
  • Aumento do nível de prontidão das equipas de resposta das entidades com especial dever de cooperação nas áreas das comunicações (operadoras de redes fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição);
  • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a Situação de Alerta;
  • Dispensa do serviço público dos trabalhadores da Administração Pública que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário;
  • Dispensa dos trabalhadores do setor privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, nos distritos para os quais tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela ANPC;
  • Recurso aos meios disponíveis previstos no Plano Nacional e nos Planos Distritais de Emergência de Proteção Civil.

O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado.

baner

 

 

 

 

Como se proteger

Conselhos úteis

Plano Regional de Contingência Saúde – Verão2018

AVISO – Regularização de Vínculos Precários

REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DOS VÍNCULOS PRECÁRIOS

Para os devidos efeitos, dá-se publico conhecimento, dos procedimentos concursais de caráter urgente para a constituição de relação jurídica de emprego público, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, no âmbito do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários (Lei nº 112/2017, de 29 de dezembro).

Consultar documento

Parabéns Diogo Costa!

Parabéns Portugal!

Parabéns ao avense Diogo Costa!

A Junta de Freguesia de Vila das Aves parabeniza a Selecção Nacional de Futebol Sub 19 e particularmente o nosso conterrâneo Diogo Costa, pela sua participação na inédita conquista!

O Diogo, junta agora a conquista do Euro Sub19, ao Euro Sub17 que ajudou a conquistar há dois anos.

Deixamos ainda votos que o provérbio luso “Não há duas, sem três!” se concretize num futuro próximo!

 

 

Aviso – Dia da Defesa Nacional

DIA da DEFESA NACIONAL para CIDADÃOS PORTUGUESES RESIDENTES no ESTRANGEIRO

Data: 2 AGOSTO 2018

O Dia da Defesa Nacional (DDN) realiza-se desde 2004 com o objetivo de proporcionar aos jovens um melhor conhecimento sobre o significado da Defesa Nacional e o trabalho desenvolvido pelos profissionais das Forças Armadas Portuguesas.
No dia 02 de agosto de 2018, aproveitando o período de férias em Portugal de muitos emigrantes, irá realizar-se um Dia da Defesa Nacional especialmente dedicado aos jovens emigrantes portugueses.

Locais:

– Vila Real
Regimento de Infantaria Nº 13 – Praça 25 de Abril
5000-424 Vila Real

– Vila Nova de Gaia
Unidade de Apoio do Comando do Pessoal – Rua Rodrigues de Freitas
4430-211 Vila Nova de Gaia

– Sintra
Base Aérea Nº 1 – Granja do Marquês
2715-021 Pêro Pinheiro

Mais informações: www.facebook.com/DiadaDefesaNacional