ALUNOS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR COMEMORARAM S. MARTINHO COM MAGUSTO

Por aqui, a tradição ainda se mantém e para festejar o Dia de São Martinho, a Universidade Sénior de Vila das Aves, com o apoio Junta de Freguesia, organizou na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, uma tarde de animação e partilha, com um tradicional Magusto.

A iniciativa teve lugar nas instalações da US (antiga escola de Cense), tendo como principal objetivo a contínua preocupação pela definição de estratégias que sustentem o envelhecimento ativo e o combate à solidão nas faixas etárias mais altas.

Para além das castanhas assadas e água-pé, a tarde pautou-se com muita música e contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso, Sílvia Tavares, que em discurso, fez questão de agradecer o convite endereçado e mostrou a sua satisfação e o prazer “em estar aqui novamente convosco”.

Sílvia Tavares, salientou ainda a importância da Rede Social, nomeadamente, o facto de, “neste âmbito e, através das parcerias instituídas permitir que os cidadãos seniores do concelho acedam a atividades de animação cultural e recreativa, convívios onde imperam a música e a boa disposição, trocas de experiências e até reencontros”.

Para Joaquim Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, “este tipo de convívios servem para reavivar memórias, tradições e potenciar momentos de confraternização entre utentes, amigos e a comunidade”.

Joaquim Faria, sublinhou ainda que esta iniciativa faz parte de um conjunto de atividades que a Universidade Sénior organiza ao longo do ano, com o apoio da Junta de Freguesia “porque entendemos que é nossa obrigação, como entidade pública, dar essa resposta e proporcionar momentos de convívio entre quem já trabalhou muito, e que agora aposentado precisa de continuar a viver com momentos de alegria.” O Autarca não deixou de referir o trabalho realizado em conjunto por todas as instituições e entidades que se dedicam, todos os dias do ano, em prol dos mais idosos.

Clara Campos, membro do executivo da Junta de Freguesia e atual responsável pela Universidade Sénior e Eurico Lopes, Coordenador desta Instituição, mostraram-se no final, satisfeitos pela concretização do evento.