Joaquim Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, esteve presente em mais uma cerimónia de entrega de diplomas aos alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques. No dia 29 de outubro, apesar do mau tempo e da noite chuvosa, os alunos finalistas do ensino secundário do ano letivo 2020/2021 reuniram-se numa cerimónia, que teve lugar no pavilhão da Escola Secundária.
Escassos meses passados após o final do ano letivo, mas já com algumas saudades dos tempos vividos neste espaço escolar, em que se “construíram saberes e afetos, se cimentaram valores e amizades, se concretizaram sonhos e projetos”, grande foi o número de ex-alunos que voltaram à sua segunda casa. E regressaram para receber em mãos, o documento comprovativo do alcance de uma meta tão importante do seu percurso pessoal.
O discurso de homenagem aos estudantes coube à Diretora do Agrupamento, Severina Fontes. As suas palavras iniciais foram de agradecimento a todos: “alunos, encarregados de educação e familiares, docentes, assistentes operacionais e técnicos que, em conjunto têm dado o seu relevante contributo para que o almejado sucesso escolar se vá conseguindo, principalmente num período onde se viveu e conviveu com uma pandemia, fruto da Covid-19”.
Em jeito de homenagem, Severina Fonte reconheceu ainda publicamente o “esforço e empenho que estes alunos investiram para que outras portas lhes fossem abertas: para uns, a vida universitária; para outros, o mundo do trabalho”.
Também o Presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Faria, expressou o desejo de que o sucesso destes alunos “continue a ser uma constante, seja na vida académica, seja na vida profissional”.
Já a Presidente do Conselho Geral, Teresa Moreira, sublinhou que o “Agrupamento tem apostado no desenvolvimento integral dos seus alunos, para os ajudar a criar personalidades ativas, estudantes empenhados e profissionais de excelência”. Concluiu que “toda a comunidade educativa sente orgulho ao verificar o substancial aumento de jovens que terminam os seus estudos, dando por bem empregues o tempo e as energias que a Escola lhes exigiram”.
A entrega dos diplomas esteve a cargo dos professores que no último ano letivo tiveram a função de Diretores de Turma ou, na ausência destes, de outros docentes que os representaram.
Para além dos diplomas de conclusão do ensino secundário, a cerimónia pautou-se também pela entrega dos certificados que distinguem os alunos por mérito escolar, quadro de excelência e de valor.
A cerimónia teve interlúdios artísticos, envolvendo atuais alunos que fazem parte do Grupo de Expressão Rítmica e Artística do Desporto Escolar do Agrupamento.